A ARTE DE DEGUSTAR VINHO

Por: Mario F. Mucheroni

1 – As degustações promovidas pela ABS – São Carlos tem como objetivo tornar conhecidos aos associados e convidados um número cada vez maior de vinhos, sejam eles simples ou vinhos de maior complexidade e longevidade, nacionais ou importados.

 

2 – As reuniões são de trabalho, mesmo que muito agradáveis. Então, seja pontual para que a degustação seja conduzida com sucesso. A distribuição e a análise de cada vinho é feita em conjunto para maior troca de informações.

 

3 – Degustar não é beber simplesmente: é apreciar o vinho. Degustar é beber com atenção aos aspectos visuais, aromáticos e gustativos do vinho. Profissionais desta área nem chegam a ter necessidade de beber o vinho para conhecê-lo.

 

4 – Para apreciar as qualidades visuais do vinho deve-se pegar a taça pela haste ou pela base. Nunca pelo corpo, pois neste caso vamos aquecer o vinho e dificultar a análise visual. Há também uma questão de elegância no gesto, evitando embaçar com as mãos o corpo da taça. Não esqueça que a temperatura de serviço do vinho é muito importante para sua correta avaliação.

 

5 – Para apreciar os aromas, evite interferências de odores estranhos ao vinho. Perfumes e cigarros definitivamente interferem na degustação. Podem ser aceitas águas de cheiro delicadas com perfumes leves, cítricos ou florais, não doces, quase imperceptíveis a você e imperceptíveis aos seus vizinhos de mesa.

 

6 – Na boca não tenha pressa. Deixe o vinho passear entrando em contato com todas as regiões da boca. Na ponta da língua sentimos melhor o doce, enquanto na parte posterior sente-se mais o amargo. Nas laterais da língua sente-se melhor a acidez e o salgado. As mucosas da boca e da língua são responsáveis pela percepção das sensações tácteis e térmicas como, por exemplo, a adstringência dos taninos e o calor do álcool. O equilíbrio entre os taninos, o corpo e a maciez é uma avaliação do conjunto gustativo. Após beber um pouco do vinho, preste atenção às sensações combinadas do gosto e do olfato. Observe se são agradáveis, complexas de aromas e persistentes.

 

7 – Todo vinho degustado merece a sua atenção e um pouco de silêncio para a reflexão e anotação de suas impressões. Quem não anota corre o risco de comprar um vinho que não gostou ou mesmo indicá-lo erroneamente. Nossa memória nos engana. Algumas informações são importantes. Por exemplo, muitas vezes um vinho está muito bom numa safra e em outra apenas razoável ou mesmo desinteressante.

 

8 – Durante as apresentações dê atenção ao palestrante. Se você já é um conhecedor lembre que junto há iniciantes que estão interessados nas informações ali apresentadas. Pergunte. Dê sugestões e enriqueça o debate. Estão todos ali com o mesmo objetivo. Conhecer.

 

9 – Não se preocupe se sua impressão sobre determinado vinho não coincide com a de outros participantes. Procure analisar com atenção. Tenha coragem de mudar de opinião se for o caso. Se não for o caso, não se preocupe. Você pode estar certo. Não há verdades absolutas no mundo do vinho. A apreciação geral tem influências do gosto pessoal.

 

BOA DEGUSTAÇÃO!

 

Mário Francisco Mucheroni

ABS – São Carlos

 

loading...